Para entendermos o nascimento da sociologia e o seu desenvolvimento necessitamos analisar as diversas transformações que ocorreram a partir do século XIV e XV, quando aconteceu a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, ou da sociedade medieval para a sociedade moderna, ou seja, quando ocorreu a expansão marítima, o comércio ultramarino, a formação dos Estados nacionais, a Reforma Protestante e o desenvolvimento cientifico e tecnológico. Fatos que não podem ser isolados, pois, estão vinculados uns aos outros.
A fim de empreendermos a compreensão desses fatos se faz necessária uma análise da história, pois é ela que nós da subsidio para entendermos as grandes transformações ocorridas em todas as sociedades em todos os tempos.
Os seres humanos sempre elaboraram explicações próprias para as situações em que viviam, que poderiam ser religiosas, místicas, culturais, étnicas; porém no século XIX, iniciou-se um movimento em busca de uma nova forma de explicação para os fenômenos sociais, a explicação cientifica.
Em meio às ideias de consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna nasce a Sociologia como uma ciência que estuda a origem, o desenvolvimento, a organização e o funcionamento da sociedade humana, ou as leis fundamentais das relações e instituições sociais; com o objetivo de analisar e compreender e interpretar, os conflitos e transformações ocorridas na sociedade da época.
O criador do termo Sociologia foi Augusto Comte (1789-1857). Sua origem vem da palavra latina sócius , que quer dizer associação, e da palavra grega Logus, que significa estudo.
Alguns autores, cada um em sua época, se dedicaram ao estudo sociológico da sociedade, sendo que suas teorias são até hoje consideradas como basilares da origem da sociologia e dos estudos sociológicos. Cada um em sua linha de pensamento teórico, deixaram um legado de obras que trazem fundamentos para o estudo das sociedades.
Destacaremos entre os vários autores, três que se tornaram clássicos da sociologia, dos estudos sociológicos e seu desenvolvimento, pois, suas teorias são até hoje fonte de consulta e referência desta ciência, são eles: Émile Durkeim (1858-1917); Karl Marx (1818-1883 ); e Max Weber (1864-1920).
Referências:
TOMAZI, Dacio Nelson. Sociologia para o ensino médio, S. Paulo, Ed. Saraiva, 2010, 2 ed. Volume único.
<HTTP// wiktionary.org/wiki/sociologia#substantivo> acesso em 01/03/2012.
Por: Débora O. dos Stos Lisboa , Ciências Sociais – UESC – 7º semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário